A pandemia da Covid-19 trouxe uma notória mudança em muitos aspectos. Uma delas foi como consumimos a tecnologia, que passou a ocupar um protagonismo ainda maior, principalmente por conta da exigência de um mundo ainda mais conectado, em que o espaço de empresas e a conexão física entre as pessoas precisaram ser substituídas por ambientes digitais. Dessa forma, diversas tecnologias passaram a ganhar ainda mais destaque no mundo pós-pandemia.

Como os hábitos e as necessidades mudaram nesse período, a demanda por determinados tipos de serviços aumentou. Por exemplo, a entrega de produtos em casa se tornou um serviço obrigatório para quase todos os estabelecimentos. O que antes era uma tendência, se tornou essencial.

Com base nessas mudanças, hoje trouxemos uma lista com 7 tecnologias mais relevantes no mundo pós-pandemia. Confira a seguir.

7 tecnologias emergentes no mundo pós-pandemia

1. Digitalização dos PDVs no comércio.

Não é novidade que o comércio digital tem crescido no mundo inteiro e, com a pandemia, o crescimento foi ainda maior.

Dessa forma, lojas físicas que desejam se manter relevantes têm apostado em digitalização do ponto de venda para aprimorar a experiência do cliente. Uma delas é o uso de telas de LED nas gôndolas para reforçar a comunicação das marcas, para prender a atenção do consumidor.

Essa e outras novidades partem do princípio de que, se as pessoas podem comprar tudo pela internet, é preciso oferecer uma experiência relevante para que elas se desloquem à uma loja para fazer compras.

Muitas empresas já adotaram soluções digitais para publicidade de produtos e marcas no PDV. O brilho e as imagens em movimento que os painéis de LED proporcionam atraem olhares com facilidade, garantindo maior conexão e engajamento com o público, além de proporcionar dinamismo e agilidade na veiculação de produtos e marcas.

Mais do que estimular as compras dos produtos ofertados na loja, a digitalização do PDV oferece impacto, qualidade, visibilidade e resultado para as empresas fornecedoras/anunciantes. 

2. Comunicação dinâmica por meio de painéis de LED

Outra mudança que tem chamado atenção é a troca da comunicação estática pela dinâmica, por meio dos painéis de LED. Esse modelo visual tem ganhado cada vez mais força no Brasil e no mundo, devido a todos os benefícios que oferece.

A vantagem mais óbvia é que os painéis de LED têm muito mais impacto visual que uma comunicação impressa, pois suas cores não desbotam com a incidência do tempo, tem brilho cativante nas diversas nuances de iluminação e permite a transmissão de vídeos criando conexão com os conteúdos transmitidos nas mídias sociais.

Os painéis de LED também são muito versáteis, já que em um único painel é possível transmitir diversas imagens e vídeos, fornecendo diversas informações. Diferente de um outdoor tradicional, que fica por dias e dias com a mesma imagem, não é mesmo?

Com os painéis de LED, também é possível ter mais agilidade nas trocas de conteúdo,  usando o digital signage que permite acesso a diversas telas de forma remota. Incrível, não é mesmo?

3. Sistemas de detecção de comportamento do consumidor no PDV por meio de câmeras.

Antes mesmo da pandemia, o varejo já vinha se transformando para atender às demandas dos consumidores. Nesse cenário, o foco das estratégias é oferecer uma experiência de excelência por meio do conhecimento das preferências e desejos dos clientes.

A partir disso, o mercado tem investido em uma tecnologia chamada vídeo analítico, que surge como uma forma de conhecer os clientes, seus hábitos de consumo e como eles se movimentam dentro da loja.

O vídeo analítico surge embarcado em sistemas de C.F.T.V (Circuito Fechado de Televisão), e nada mais é do que a inteligência do vídeo faturamento.

Ao ser programado, o vídeo analítico tem capacidade de detectar automaticamente incidentes ou movimentações adversas. Os avanços tecnológicos tornaram possível obter informações apuradas quanto ao número de pessoas que adentram nas lojas de varejo e como elas transitam dentro dos espaços.

Hoje em dia, os varejistas podem se beneficiar dessas informações para entender as variáveis da performance das suas lojas (como comparar o resultado entre uma loja e outra), ações de marketing, promoções e a eficiência delas.

O vídeo analítico também permite diferenciar homens, mulheres e crianças, bem como informar em quais horários do dia há maior movimentação. 

Também é possível analisar o comportamento dos consumidores conforme o acesso deles a determinados locais, como ilhas promocionais, produtos específicos, busca de atendimento no caixa, etc.

Tudo isso contribui para que o varejista consiga ter um controle maior sobre o que acontece em seu varejo, para pensar nas estratégias conforme o que o seu público-alvo realmente busca.

4. Digital signage

Digital signage é uma tecnologia que compõe uma rede de painéis digitais, que tem como finalidade transmitir conteúdos que estimulem vendas, ofereçam entretenimento e veiculem informações. Esses conteúdos podem ser em imagem, vídeo, músicas ou sons. 

A gestão do digital signage ocorre por meio de um sistema de gerenciamento, de forma centralizada, que distribui o material para onde os equipamentos estão localizados. 

Sabe quando você entra em uma loja e existe uma tela que exibe lançamentos ou promoções para você assistir enquanto aguarda para ser atendido? Isso é digital signage.

O digital signage pode ser inserido em muitos ambientes, com diferentes objetivos, como: locais públicos (estações de metrô, paradas de ônibus, corredores de shoppings, etc.); comércios e restaurantes (com informações sobre produtos, promoções, etc.); locais de espera (atendimento médico; bancos; aeroportos, etc.) e ambientes corporativos (para comunicação interna).

5. Projeção holográfica 

A projeção holográfica também é uma tecnologia que vem ganhando cada vez mais força no mundo pós-pandemia. Trata-se de uma modalidade que utiliza uma tela especial sobre a qual as imagens são projetadas.

Com o conteúdo adequado e o controle da iluminação, o espectador não vê a tela, mas somente as imagens projetadas. O resultado é um efeito surpreendente, que faz parecer que a projeção está flutuando, como vemos nos filmes de ficção científica.

6. Produção de animação 3D para o mercado de eventos e publicidade

Com a pandemia e a impossibilidade de encontros e gravações presenciais, o mercado precisou inovar. Foi nesse momento que a animação 3D entrou em cena, se tornando uma alternativa para contar histórias em vídeo sem precisar envolver um elenco.

As animações, que antes eram vistas somente como fonte de entretenimento (como nos filmes da Disney e Studio Ghibli), passaram a ser vistas, também, como uma alternativa para eventos corporativos, publicidade, etc.

A produção em 3D realizada remotamente oferece a oportunidade de empresas de qualquer lugar do mundo contarem com produtoras que também podem estar baseadas em qualquer lugar do planeta.

O resultado é produções atraentes, que causam um grande impacto em eventos e publicidades diversas.

7. Tecnologias em eventos empresariais

A atual dinâmica do mundo corporativo, colaborativo e globalizado, aliada a momentos de instabilidade econômica e política, exige que empresas, empresários e executivos estejam constantemente se atualizando para conquistar novos clientes e manter os que já fazem parte da sua rede.

É fundamental estar constantemente atualizado e conectado com o mercado. E no pós-pandemia, um destaque estão sendo os eventos empresariais, que ficaram por 2 anos sem acontecer.

Feiras, convenções, workshops, congressos, entre outros, são essenciais para que o mercado continue girando. Por isso, empresas devem focar em ser relevantes e essenciais, trazendo elementos que transformem seus eventos e encontros em prioridade na agenda dos seus clientes.

Os painéis de LED estão tomando conta dos eventos. Por serem práticos, econômicos e, principalmente, por trazerem um impacto visual insuperável, empresas que desejam criar eventos memoráveis não podem deixar de utilizar essa tecnologia.

Com os painéis de LED, as performances no palco se tornam algo realmente espetacular, que atrai a atenção do público e passa credibilidade.

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