Desde que surgiu e começou a ser utilizado tanto comercial quanto domesticamente, o LED se tornou o favorito de muitos. Suas vantagens em comparação a outros tipos de iluminação começaram a ser percebidas, o que fez com que seu uso crescesse cada vez mais. Contudo, o maior uso também fez com que os mitos sobre LED surgissem.

Mas, de todas as afirmações que costumam ser feitas, quais delas são realmente verdade? Quais são apenas mitos? É exatamente isso que a Crialed responde neste texto!

Na sequência, nós listamos algumas afirmações comuns e mostramos quais delas são verdadeiras. Continue a leitura e descubra!

Mitos sobre LED: as mentiras e as verdades

Modernize a sua empresa com a crialed

Conte com a maior e mais experiente empresa especializada em soluções visuais da América do Sul. Seja em projetos para varejo, broadcast ou eventos, trazemos suas ideias para a realidade.

1. O LED dura mais

Verdade! Existem algumas vantagens que o LED oferece, e uma das principais é o maior tempo de duração dessas lâmpadas. Para se ter uma ideia, o tempo de vida máximo de uma lâmpada convencional é de cerca de 30 mil horas. No caso do LED, este valor pode passar das 50 mil horas, tendo quase o dobro.

Vale citar que, com o avanço tecnológico e as inovações do mercado, LEDs cada vez melhores têm surgido. Atualmente, já é possível encontrar — com certa facilidade, inclusive — lâmpadas de LED cuja vida útil é maior que 100 mil horas.

E tudo isso também vale para os painéis de LED. Considerando que em muitas aplicações eles ficam ligados o tempo inteiro, uma vida útil deste tamanho é capaz de promover bastante economia.

2. A lâmpada de LED é mais cara

Depende do ponto de vista. Em valores brutos, quando comparamos apenas o preço de mercado, sim, as lâmpadas de LED são as mais caras que podemos encontrar. No entanto, quando avaliamos outros aspectos, fica claro que o custo-benefício é muito maior.

Isso já começa com o tempo de vida útil, que, como você acabou de ver, é muito maior. Mas, além disso, o LED ainda gasta muito menos energia, promovendo uma economia de mais de 80% nas contas de luz.

As lâmpadas em si são mais caras, mas, no final das contas, os gastos são menores.

3. A iluminação do LED é mais fraca

Mito! A verdade é que, quando o LED surgiu, as primeiras luminárias que o utilizavam tinham o objetivo de iluminar um ponto específico. Este fato fez com que muitos acreditassem que o LED não fosse capaz de iluminar ambientes inteiros.

No entanto, o que acontece é exatamente o contrário. Uma lâmpada de LED de 100 watts é capaz de iluminar até duas vezes mais que uma lâmpada convencional de 200 watts. É isso mesmo: com a metade da potência, o LED ilumina mais.

Afinal de contas, você já viu um painel de LED? Basta observar um desses produtos em qualquer loja na rua que você verá o potencial de iluminação que ele tem.

4. O LED é reciclável

Verdade! Como você deve saber, lâmpadas convencionais possuem mercúrio, um metal poluente que inviabiliza o reaproveitamento. Com o LED, por outro lado, isso não acontece.

Além de não ter nenhum metal poluente em sua composição, o LED ainda costuma ser feito com materiais recicláveis, o que facilita a reutilização. Na prática, estamos falando de um produto que, além de ter um custo-benefício muito mais alto, é altamente sustentável.

Por outro lado, é preciso relembrar que ele não pode ser descartado em lixos comuns. O destino ideal para que o LED possa ser reaproveitado é seu próprio fornecedor.

5. O LED não esquenta

Por incrível que pareça, isso é mito. Tornou-se comum afirmar que o LED não esquenta, especialmente quando ele é comparado a outras formas de iluminação, como as lâmpadas incandescentes. Afinal, nessas lâmpadas “convencionais”, quase toda a energia produzida é convertida em calor, e não em luz — o contrário do que acontece com o LED.

Por outro lado, mesmo que a produção de calor do LED seja extremamente baixa, ela existe, especialmente em painéis, que utilizam diversas lâmpadas.

E você, já tinha ouvido falar nesses mitos sobre LED? Reproduzia algum deles? Agora você já sabe o que é verdade e o que é mito! Para saber mais sobre painéis de LED, e entender todas as vantagens que eles podem oferecer ao seu negócio, é só entrar em contato conosco!

E, por fim, caso tenha gostado do texto e queira continuar por dentro, não deixe de seguir a Crialed no Instagram!

Modernize a sua empresa com a crialed

Conte com a maior e mais experiente empresa especializada em soluções visuais da América do Sul. Seja em projetos para varejo, broadcast ou eventos, trazemos suas ideias para a realidade.

× Como posso te ajudar?