Produção Virtual: o futuro da publicidade

por | nov 28, 2023 | Tendências

Já imaginou poder criar mundos inteiros sem sair do estúdio? A produção virtual está revolucionando o cinema e a publicidade, simplificando processos e abrindo portas para a criatividade. O mercado de produção virtual tem se destacado como uma das tecnologias mais relevantes do pós pandemia.

Durante a pandemia, a otimização das produções sem toda aquela logística complicada de grandes locações, cenários, equipamentos volumosos e cronogramas apertados se tornou essencial. Com a produção virtual tudo fica mais fácil! 

Neste texto, você vai entender melhor sobre essa nova tecnologia e como ela vem sendo utilizada dentro do audiovisual. Continue para saber mais!

O que é a produção virtual?

A produção virtual é uma técnica inovadora que faz um crossover entre o mundo físico e real. Essa mistura permite que as equipes de criação consigam dar vida às suas ideias de forma mais prática.

Como uma janela de possibilidades, você pode estar em Paris, Londres ou até em outro universo, sem precisar sair do estúdio. São cenários, movimentos de câmera, efeitos e enquadramentos sem a necessidade de uma grande movimentação, logística e deslocamento. 
Para proporcionar uma amostra tangível de como a produção virtual opera na prática, recentemente falamos sobre ela em nosso Instagram. Confira a publicação e se surpreenda com a produção da Samsung, que faz nos questionarmos sobre o que é real ou não com o The Wall.

A tecnologia vem sendo utilizada pela Rede Globo desde 2018 em diversas produções de reality shows, variedades, jornalismo, esportes e séries para streaming. O cantor Criolo também já utilizou essa tecnologia na produção do seu videoclipe Sistema Obtuso. Sob a direção de Denis Cisma, o produto audiovisual foi feito 100% em estúdio com filmagem em fundo de painel de LED

Tipos de produção virtual

Existem diversos formatos usados com painéis de LED, que dependem do tipo de produção e dos custos a serem trabalhados. Para projetos menores, uma opção é utilizar uma parede de LED como fundo e cenografia real no piso. Já para produções com maior orçamento, é possível usar painéis curvos até o teto. Além disso, uma equipe multidisciplinar é extremamente importante para desenvolver projetos de produção virtual, tornando-se ainda mais crucial quando a demanda aumenta.

A produção virtual abrange uma série de técnicas que vão além do convencional, criando um ambiente onde a imaginação é o único limite. Confira algumas das principais técnicas utilizadas nas produções cinematográficas e publicitárias!

Pré-Vis (Pré-visualização): 

Essa técnica é como um rascunho digital de uma cena. Ela permite aos cineastas visualizar como as cenas se desenrolarão antes da filmagem, otimizando os movimentos de câmera e os fluxos narrativos.

PitchVis: 

Fornece uma representação visual mais elaborada. É uma ferramenta poderosa para persuadir investidores e parceiros, ajudando-os a ter uma visão completa do projeto.

TechVis:

Focado nos aspectos técnicos, o TechVis soluciona desafios logísticos e técnicos. Ele mapeia a disposição das câmeras, a iluminação e os cenários, facilitando a coordenação no set.

StuntVis: 

Ideal para cenas de ação intensa, essa técnica cria coreografias e movimentos complexos com segurança. Isso resulta em sequências de ação emocionantes e convincentes.

Pós-Vis: 

Ela integra elementos visuais, como efeitos especiais e animações, à filmagem bruta. Isso permite que a equipe veja como os elementos visuais se encaixam na narrativa, possibilitando ajustes antes da pós-produção.

Composição ao Vivo (Simulcam):

Nessa técnica, os elementos virtuais são integrados em tempo real durante as filmagens. Isso permite que os diretores e atores tenham uma visão ampla de como ocorrem as interações entre personagens e cenários.

Virtual Scouting e Scouting de Locais RV: 

Essas técnicas envolvem a exploração de locações digitais antes da produção, economizando tempo e recursos. O Scouting de Locais RV adiciona uma camada de imersão, permitindo que as equipes explorem as locações em realidade virtual.

Durante toda a produção virtual que envolve um painel de LED, é necessária uma configuração de calibragem entre a câmera e o painel, que só é possível em equipamentos modernos, similares aos usados na live da Amazon este ano.

Sem dúvida essa tecnologia está transformando a maneira como criamos narrativas. À medida que a tecnologia avança, podemos esperar uma nova era de produções publicitárias e cinematográficas, e a Crialed  está preparada para oferecer aos seus clientes as melhores soluções com estes recursos. Com uma experiência de 17 anos em projetos dentro e fora do país, somos referência no Brasil e América Latina em soluções visuais digitais.

Saiba mais e siga-nos no Instagram para conhecer os nossos cases e entrar em contato com nossa equipe.

Cases

Siga o nosso insta:

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também:

× Como posso te ajudar?